Notícia

1. Artigo Premiado - XLV EnAnpad 2021 - Prêmio de Melhor Artigo - Clóvis Machado-da-Silva

No período de 04 a 08 de outubro, a ANPAD realizou o XLV EnANPAD 2021.

No período de 04 a 08 de outubro, a ANPAD realizou o XLV EnANPAD 2021. Sob o tema Desigualdade & Diversidade: Pensando Organizações e Sociedades Inclusivas, o evento, realizado por videoconferência, contou com a participação de pesquisadores de todo o país, dentre eles professores, egressos e alunos da FGV EBAPE que participaram de painéis, palestras e mesas redondas, promovendo debates na área de administração.

O artigo Gaslighting: A Arte de Enlouquecer Grupos Minoritários no Ambiente de Trabalho, de autoria do professor da FGV EBAPE Helio Arthur Irigaray e do pós-doutorando Fabricio Stocker, foi premiado na categoria GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho.

A pesquisa tem como objetivo compreender em que medida ocorrem ações de gaslighting, nas organizações, com grupos socialmente marginalizados. Para tanto, realizou-se pesquisa empírica, na qual foram visitadas 37 empresas de diferentes portes, no Rio de Janeiro e São Paulo e entrevistados 82 trabalhadores de diferentes traços psicográficos. O estudo traz como implicações gerenciais e à teoria, a discussão e reflexão sobre como práticas discriminatórias têm sido naturalizadas e marginalizadas, não só no campo de estudos, mas na cultura organizacional.

Em outro momento do congresso, os professores, Francisco Gaetani e Luiz Alberto dos Santos, da FGV EBAPE apresentaram o painel “Por uma outra reforma do Estado”. Já a egressa do Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE Juliana Costa de Carvalho participou como debatedora da palestra - Liderando organizações e sociedades inclusivas.

O encontro contou com a apresentação de mais alumni da Escola. Veja abaixo, alguns deles e seus estudos:

Alumnus do MAP PGFN, Jorge Ricardo Muniz Kwasinski Filho teve seu artigo “O Brasil no contexto mundial da Governança de Infraestruturas Geodésicas: O quanto importam as “circunstâncias políticas” das nações?” indicado à premiação na categoria Administração Pública.

Ao falar do artigo, Jorge Kawasinski destaca que “o objetivo principal do estudo é investigar, lançando mão de dados de diversos rankings e indicadores globais, em que medida, as circunstâncias políticas dos países e os respectivos modelos institucionais vigentes de governança podem influenciar o impacto das políticas de infraestrutura geodésica das nações”.

Já a alumna do Mestrado em Gestão Empresarial, Daniele Santos da Silva, apresentou o artigo, fruto da sua dissertação, “Diversidade e Inclusão no Ensino Superior: Um Estudo Sobre o Posicionamento de Mercado de IES Privadas a Partir da Percepção dos Gestores Educacionais”. De acordo com a pesquisadora, "o trabalho buscou compreender como as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, que adotam abordagem de marketing inclusivo, trabalham a promoção de diversidade a partir da percepção dos gestores educacionais e das ações institucionais promovidas para viabilizar o acesso e permanência de grupos minorizados no ensino superior. "

Para ler alguns dos artigos, na íntegra, acesse os links abaixo:

Gaslighting: A Arte de Enlouquecer Grupos Minoritários no Ambiente de Trabalho

O Brasil no contexto mundial da Governança de Infraestruturas Geodésicas: O quanto importam as “circunstâncias políticas” das nações?

Diversidade e Inclusão no Ensino Superior: Um Estudo Sobre o Posicionamento de Mercado de IES Privadas a Partir da Percepção dos Gestores Educacionais.

O EnANPAD 2021 é o maior evento científico da área de Administração no Brasil, e o segundo maior evento dessa natureza no mundo, depois do Academy of Management (AoM).