Projetos de Pesquisa
Coletivos (Employee Resource Groups): estruturação, funcionamento e papel na vida organizacional
À medida que os locais de trabalho se tornaram mais heterogêneos, estudos baseados em diferentes ontologias e epistemologias abordaram as implicações de indivíduos de diferentes gêneros (Anisman-Razin, Kark, & Saguy, 2018), etnias (Van Laer, K& Janssens, 2011), orientações sexuais (Bosson, Weaver, Caswell, & Burnaford, 2012), religiões (Mackey, Silver, Rios, Cowgill, & Hood, 2020), culturas (Molina; James 2016) compartilhando o mesmo espaço organizacional. A diversidade da força de trabalho também ocupou um espaço privilegiado nas agendas das empresas por estarem sob pressão de movimentos sociais (Jasper, 2017), demandas de consumidores (McDonnell, & King, 2013) e novas leis de igualdade de direitos (Buchter, 2020), por isso responderam estrategicamente adotando políticas e práticas de diversidade, que incluem rígido código de ética para punir qualquer tipo de comportamento abusivo ou discriminatório, cotas, treinamentos, comunicação interna, canais de denúncia de abusos e agressões, bem como a estruturação e funcionamento dos Coletivos, objeto cdesta pesquisa, cujo objetivo é estudar como estes grupos de afinidade se estruutram, funcionam e seu papel na vida organizacional, essencialmente no combate às desigualdades, na promoção da diversidade e em que medida contribuem para a inclusão de grupos não hegemônicos no ambiente de trabalho.
Participantes:
- Helio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Fabricio Stocker (FGV EBAPE)
- Rafael Cuba Mancebo (PUC-Rio)
- Daniel Adorno (FGV EBAPE)
- Maiara Rodrigues (FGV EBAPE)
Efeito da marca pessoal nas intenções de contratação
Em plataformas digitais, como mídias sociais, profissionais de todas as idades e conhecimentos criam, postam, compartilham e interagem com outras pessoas na esperança de construir suas marcas pessoais e se beneficiar delas (Smith e Fischer 2021). Pesquisas existentes sobre esse tópico mostram a relevância e o significado do storytelling como uma estratégia discursiva na construção de marcas pessoais (por exemplo, Ganassali e Matysiewicz 2020; Gorbatov, Khapova e Lysova 2018; Jacobson 2020). Nesse sentido, estudos anteriores focaram o indivíduo como produtor de narrativas profissionais ou como enunciador, mas negligenciaram o papel do público como consumidor, ou como enunciatário. Dito isso, pouco se sabe sobre os resultados desejáveis dos esforços da marca pessoal da perspectiva do público-consumidor, que se acredita ser atenção, interesse e engajamento (Parmentier e Fischer 2021) para, assim, obter oportunidades de emprego e benefícios relacionados à carreira (Fournier e Fischer, 2021). Eckhardt 2019).
Participantes:
- Helio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Vitor Moura Lima (Audencia Business School, França)
- Carlos Lourenço (FGV EAESP)
- Fabrício Stocker (FGV).
Engajamento das Partes Interessadas e (I)Responsabilidade Social Corporativa
Apesar de a literatura afirmar que há correlação direta entre relacionamentos cooperativos e engajamento das partes envolvidas, não há evidências empíricas que sustentem a ideia de que níveis mais altos de engajamento de stakeholders tenham um efeito positivo no desempenho da empresa. O objetivo desta pesquisa é preencher esta lacuna, bem como estudar a qualidade do engajamento e seu impacto no desempenho da empresa ao longo do tempo.
Participantes
- Fabricio Stocker (FGV)
- Hélio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Flavio Carvalho de Vasconcelos (FGV EBAPE)
- Rajiv Maher (EGADE - Monterrey Business School)
Gestão de Pessoas e desempenho da equipe de projetos em operações humanitárias
Organização temporária (OT) é aquela que visa formar uma equipe de profissionais qualificados para atingir um objetivo nunca alcançado em um determinado prazo, e então se dissolver, é possível entender um projeto como uma OT (Jacobsson; Lundin & Söderholm, 2015). Tais estruturas, entretanto, não são frouxas no campo de trabalho gerencial; permeiam as linhas intermediárias das organizações permanentes, herdando seus mecanismos de governança e recursos humanos (Jacobsson & Söderholm, 2020). O objetivo desta pesquisa é estudar em que medida as teorias e práticas de liderança e gestão de pessoas, historicamente consolidadas, se provam eficientes nas OT, nomeadamente, nas operações humanitárias.
Participantes
- Helio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Gazi Islam (Grenoble Ecole de Management)
- Fabricio Stocker (FGV)
- Renata Anderson (Health In Harmony – EUA)
Sherazades digitais e Employer branding: storytelling no local de trabalho
O sucesso de uma empresa depende muito de sua reputação e imagem com as partes interessadas dentro e fora da organização (Eilish, 2018). Da mesma forma, gerenciar uma marca de empregador é crucial para atrair, desenvolver e reter profissionais que gerem vantagem competitiva para a empresa. O mesmo pode ser afirmado sobre os profissionais ao confeccionarem seus perfis pessoais no LinkedIn. O objetivo deste projeto e estudar o uso – e evental eficácia – da prática de storytelling pelas empresas e pelos indivíduos, bem como o quanto ela é valorizada pelas partes envolvidas.
Participantes
- Hélio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Fabricio Stocker (FGV)
Sinergia de stakeholders e desempenho corporativo: análise a partir do índice de sustentabilidade empresarial?
O debate sobre os modelos de desempenho organizacional e suas respectivas ferramentas de avaliação tem apontado para a necessidade de integrar e propor indicadores de medição mais robustos e abrangentes (Min e Oh, 2020). É possível verificar a crescente preocupação com a análise de múltiplos fatores que influenciam o desempenho, como estratégia, recursos e capacidades organizacionais, responsabilidade social corporativa e as relações da empresa com seus diferentes grupos de stakeholders (Gieske et al., 2020). O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre a gestão das partes interessadas e as ações organizacionais para a sinergia das partes interessadas no desempenho ESG.
Participantes
- Fabricio Stocker (FGV)
- Hélio Arthur Irigaray (FGV EBAPE)
- Simone Ruchid Barakat (FECAP)
- Greice Sarturi (UFSM)
- Marco Túlio Zanini (FGV EBAPE).